Tudo flui!!!


As primeiras 72h sozinha Na Europa foram difíceis de um jeito que eu não esperava… Passado o mal estar físico da viagem, veio uma sensação estranha por estar longe. Confesso, essa sensação tinha dois nomes: saudade e medo.
Entendi que eh fácil falar que somos phoda, que damos conta, que estamos prontos, quando estamos em nossa zona de conforto. Fácil falar para pensar fora da caixinha estando dentro dela. Sempre temos uma resposta obvia, uma solução maravilhosa, uma ideia inovadora para o problema dos outros, não estando na pele dos outros.
Fiquei pensando nas organizações, nos seus valores bonitos enquadrados nas paredes e na inconsistência desses com as ações. Não obstante, o mesmo pode acontecer conosco. Reli meu ultimo texto e uma frase me fez sentir desconfortável: “to aqui, Universo”. Na real, não estava (pronta), não.
Bom, a saudade tende a aumentar e terei que viver com ela. Mas, e o medo? Sei de 3 reações que ele pode causar: paralisar, fazer fugir, fazer agredir. Fui fuçar em minha bagagem e encontrei a fé. E a fé não apenas move montanhas, como vem acompanhada de serenidade, discernimento e paz. E trouxe minha sensibilidade de volta. Usei-a a favor da comunicação.

Fiquei sensível à linguagem corporal, ao olhar, às mãos, ao sorriso das pessoas que também estavam tentando se comunicar comigo. Percebi que a dificuldade, bem como a intenção de ajudar, era reciproca.
Respirei fundo, relaxei, rezei. Entreguei-me à energia do lugar e à sabedoria dos gregos.
Reconhecer que não estamos prontos (e possivelmente nunca estaremos) é sábio e fortalecedor.

E, como disse Hipócrates: Panta rei. Tudo flui.
MF, 17.09.2016, Grécia.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.