Sentir E Seguir Com Fé 


Hoje, em São Francisco do Sul, festividades para Nossa Senhora da Graça.
Hoje, em Curitiba, festividades para Nossa Senhora da Luz.

Cidades que me acolheram… Diferentes no estilo, na sua história, mas semelhantes no exercício da fé, felizmente.
Tenho necessidade dessa prática diária: a prática da fé. É essa fé que me move, que alimenta minha alma, me fortalece, me tranquiliza e me direciona. Por vezes, não sei onde vou dar, porém a fé em que estou sendo bem guiada, me faz continuar. Sigo com passos firmes e coração leve. Tenho gratas surpresas.

Hoje, ao acordar, lembrei-me da minha infância na Iha de São Chico. Algum tempo antes da comemoração da Padroeira, minha escola já começava a se preparar para as festividades. Arrecadávamos pó de café usado, tampinhas das garrafas de vidro, papel laminado… tudo para a confecção dos tapetes religiosos. Como eu me divertia fazendo os tapetes, como sempre foi importante pra mim, ser útil de alguma forma… Uma coisa me incomodava: não entendia muito bem o porquê de ser permitido pisar nos tapetes durante a procissão, achava que deveríamos caminhar ao lado, admirando nossa “arte”.

Alguns anos depois entendo o processo. Concordo que apenas admirar não é suficiente, a gente tem que construir, demolir, reconstruir. Colocar as mãos e os pés na massa. E o mais importante: colocar a alma, o coração. A gente tem que sentir. Sentir a poeira nos pés, a grama molhada, a brisa do mar, da montanha, o frio da chuva, o nascer e o pôr do sol, o brilho da lua, a respiração dos filhos, o sabor do pão quentinho, do café forte, do chimarrão, os batimentos do coração e os arrepios da alma. Estar aberto e sensível para sentir tudo isso é acertar todos os números da loto. É felicidade das mais puras!

A vida é feita de chegadas e partidas. Todo mundo quer um porto seguro. Existe? Claro! Dentro da gente. Esse é um dos segredos: qualquer que seja o destino, temos que ser nosso próprio porto seguro.

Entendo que começos, recomeços, chegadas e partidas podem ser precedidos por demolições. Não faz diferença. O importante é sentir e seguir… Pra frente, sempre… Com fé, em paz e leve.

Nossa Senhora da Graça, concedei graças mundo afora. Desculpe todos nós. Ajudai-nos a fazer um mundo melhor.
Nossa Senhora da Luz, iluminai os crédulos e incrédulos. Iluminai nossas ações, pensamentos e sentimentos. Ajudai-nos a fazer um hoje melhor.

MF, 08.09.2015

2 thoughts on “Sentir E Seguir Com Fé 

  1. Helena diz:

    Muitas vezes leio o que vc escreve e fico sem comentar. Não há o que acrescentar no que está perfeito. Apenas admirar.

    Liked by 1 person

  2. Oi Helena, puxa, agora eu fiquei sem saber o que comentar… Apenas agradecer! Beijo, Magda.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.